Mergulhadora desenvolve técnica para ‘adormecer’ tubarões

A mergulhadora italiana Cristina Zanato desenvolve uma técnica pouco conhecida para "adormecer" tubarões chamada de Imobilização Tônica.

Ao esfregar com a mão suavemente sobre pequenas aberturas ao redor de sua boca e nariz, conhecidas como ampolas de Lorenzini, ela induz os animais a um estado de paralisia, no qual eles ficam por até 15 minutos.

As ampolas de Lorenzini são órgãos sensoriais eletrorreceptores que ajudam os animais a detectar vibrações ao seu redor.

"Eu o toquei para empurrá-lo para baixo, mas o tubarão parou de nadar. Foi um comportamento que nos maravilhou e não podíamos explicar", diz ela."Aprendi (a técnica) por acidente. O tubarão vinha alto em direção ao meu rosto", contou ela à BBC Brasil.

Cristina diz que desenvolveu a técnica "ao longo dos anos, até alcançar os resultados que você vê hoje".

O fotógrafo brasileiro Marcio Lisa, do programa Aventura Selvagem, acompanhou o trabalho de Cristina por dois dias nas Bahamas e disse que observar a técnica foi "extremamente emocionante".

"Apesar de já ter feito shark feeding (alimentação de tubarões) antes em outras partes do mundo, nas Bahamas os tubarões são em maior quantidade, cerca de 30 ou 40 ao seu redor, e ficam mais próximos", diz ele.

 

Foto: Marcio Lisa

Source: http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2...